Orientação Vocacional
A Orientação Vocacional é uma área de intervenção que pretende responder às necessidades e indecisões que surgem em jovens quanto à direção a seguir na sua carreira académica e profissional. Valoriza-se a visão que o estudante tem sobre si mesmo e as suas expectativas em relação ao futuro. É feita uma avaliação que permite analisar o que o motiva (os seus interesses) mas também aquilo que tem maior facilidade em aprender (as suas aptidões). Enfatiza-se a ideia de que a construção do futuro depende das suas vivências e escolhas no presente.
Indecisões quanto à direção a tomar relativamente à carreira académica e profissional podem surgir em qualquer momento. No entanto, o período correspondente ao final do terceiro ciclo (9º ano) é particularmente importante na vida do adolescente uma vez que esta é a primeira vez em que terá de decidir sobre o seu futuro académico e consequentemente profissional. É também nesta fase do desenvolvimento que ocorrem as transformações cognitivas e psicossociais mais visíveis e significativas e, simultaneamente, que o planeamento vocacional se torna intimamente ligado à construção da identidade.
Trata-se de uma escolha com grande impacto no percurso do adolescente e, portanto, é natural que surjam muitas dúvidas e incertezas relativamente ao caminho a escolher. Deste modo, a orientação vocacional assume-se uma ferramenta útil para tornar mais eficaz uma tomada de decisão e ajudar ao desenvolvimento de uma carreira que melhor se adeque aos seus interesses e aptidões.
O Conceito Phi desenvolveu um Programa de Orientação Vocacional que se realiza num total de 5 sessões.
Promove:
- Valorização e promoção do autoconhecimento;
- Promoção da reflexão sobre a vocação e as escolhas;
- Conhecimento das oportunidades de formação depois do 9º ano;
- Desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão informada, refletida e consciente;
- A pesquisa e o conhecimento das diferentes áreas, campos profissionais e profissões;
- A construção de um projeto vocacional.