Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica é o processo científico de coleta de dados, estudo e interpretação de informações a respeito de dimensões psicológicas dos indivíduos através de estratégias – métodos, técnicas e instrumentos – com objetivos bem definidos, que possa atender a diversas finalidades, visando apoiar tomadas de decisão. A avaliação psicológica torna possível compreender a estrutura da personalidade e o funcionamento cognitivo do indivíduo, aceder aos seus recursos emocionais e afetivos e a muitas outras dimensões da psique, tendo em consideração a sua realidade biopsicossocial e, portanto, os fatores biológicos, psicológicos e sociais, cuja interação permite explicar a predisposição, o desencadeamento e/ou a manutenção das suas dificuldades ou identificar as suas maiores potencialidades.
O principal objetivo da avaliação psicológica é ajudar a compreender e descrever o funcionamento da pessoa, com vista a identificar, analisar e delinear estratégias de intervenção para aumentar o seu bem-estar e, em muitas situações, minimizar problemas (queixas) psicológicos.
A avaliação psicológica culmina na elaboração de um relatório. O Relatório da Avaliação Psicológica é um documento que procura identificar e responder a um pedido de avaliação ao mesmo tempo que apresenta os principais resultados, interpretações (formulação) e recomendações do processo de avaliação psicológica.
É frequentemente apontado um plano de intervenção visando a superação das dificuldades identificadas e/ou a otimização das potencialidades. O relatório é, assim, uma síntese integradora dos aspetos do funcionamento psicológico (cognitivo, emocional e comportamental). Dirige-se a quem fez o pedido inicial da avaliação, que são de modo mais comum o próprio indivíduo, pais de crianças ou adolescentes, professores ou educadores, médicos (pediatras, psiquiatras, neurologistas), juízes ou advogados.
A Avaliação Psicológica é composta por quatro momentos principais:
1)Realização de uma entrevista;
2)Aplicação de um conjunto de instrumentos de avaliação (testes psicológicos) e de observação;
3)Devolução dos resultados e entrega do Relatório de Avaliação Psicológica;
4)Identificação de estratégias de intervenção e recomendações.
A avaliação psicológica pode incidir em diferentes áreas:
- Avaliação cognitiva
- Avaliação de personalidade
- Avaliação psicopatológica
- Avaliação neuropsicológica
- Avaliação do desenvolvimento infantil
- Avaliação de pré-requisitos para a entrada no ensino formal
- Avaliação psicopedagógica
- Avaliação decorrente de situações de doença (p.ex. epilepsia)